Coronavírus: medidas de isolamento devem se estender até julho, sinaliza governo

Secretário de Estado de Saúde declarou que algum grau de isolamento será mantido até, pelo menos, a metade do ano




Escrito por

Quarta, 15 Abril 2020 11:36 - Última modificação em Quarta, 15 Abril 2020 11:39

As medidas de isolamento social em Minas Gerais devem ser mantidas até meados do mês de julho, segundo projeção da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Em entrevista à rádio Super 91,7 FM, o secretário de Saúde Carlos Eduardo Amaral declarou que, apesar do sucesso no achatamento da curva do coronavírus em Minas Gerais, a epidemia deverá se estender até o meio do ano. Isso justifica que devem ser mantidas algumas das medidas de isolamento, mas não de forma tão enrijecida quanto agora.

“O que nós precisamos é que as pessoas se contaminem devagar. Nós buscamos que seja lenta a contaminação e que as pessoas sejam atendidas. Dessa forma, entendemos que vá durar até junho ou julho algum grau de isolamento, vamos manter por um tempo mais alongado”, esclarece.

A entrada das estações mais frias do ano, outono e inverno, entre os meses de março e setembro, preocupa o órgão estadual, uma vez que essas épocas já são conhecidas pela rápida disseminação de doenças respiratórias. As medidas de isolamento adotadas até agora, segundo pontuou o secretário, são uma maneira de garantir que as pessoas não adoeçam todas ao mesmo tempo para que não haja colapso no sistema de saúde.

“O objetivo do isolamento é achatarmos a curva, que as pessoas venham pegando o coronavírus de forma lenta e gradual. É normal que na época do frio as pessoas venham a ter mais contato com esse vírus. O que precisamos é que as pessoas se contaminem devagar. Nós temos um pouco de preocupação caso as pessoas se contaminem juntas, isso sobrecarregaria o serviço de saúde”, explica.

Até o momento, acredita o secretário, as medidas de contenção da pandemia do novo coronavírus têm se mostrado bastante efetivas em Minas Gerais. “Lá no início, em 22 de março, quando orientamos o isolamento, tínhamos uma projeção de que no início de abril teríamos até 14 mil pessoas infectadas precisando de serviço hospitalar no mesmo dia, e isso seria virtualmente impossível. Teríamos muita dificuldade em prestar assistência. Hoje já trabalhamos numa faixa de 5.000 pessoas possíveis de chegar no mesmo dia; com esse volume começamos a ter condição de prestar capacidade assistencial, é possível a rede do Estado absorver”, pontua.

Apesar disso, o sucesso inicial do isolamento social nos municípios de Minas se tornou uma preocupação para a Secretaria de Saúde. A pasta teme que os mineiros comecem a desrespeitar o período de quarentena voluntária, o que poderia contribuir para o aumento considerável no número de casos no Estado. “O fato de termos sucesso nos preocupa ainda mais. Se nós temos sucesso, pode ser que as pessoas comecem a sair de casa. O sucesso tem que ser mantido, senão vamos para o insucesso”, alertou o secretário Carlos Eduardo Amaral.

Um mês e seis dias após o aparecimento do primeiro caso de coronavírus em Minas Gerais, o governo estadual já foi notificado de outras 883 pessoas diagnosticadas com a Covid-19. Há registros da presença do vírus em 106 municípios mineiros; cada um com, pelo menos, um caso. Vinte e sete pacientes morreram após serem infectados. Sessenta óbitos são investigados para a doença, e cerca de 64 mil mineiros apresentaram sintomas semelhantes aos do contágio por coronavírus. Esses casos são tratados como suspeitos, pois ainda não há conclusão dos testes feitos a partir das amostras coletadas dessas pessoas.

FONTE: otempo.com.br


COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.



MAIS DO BAMBUINEWS

Festa do Trabalhador

Último dia da Festa do Trabalhador em Bambuí terá a "Missa do Impossível" celebrada pelo Padre Pierre juntamente com párocos locais

A missa que será celebrada às 10 h da manhã pelo Padre Pierre e pelos párocos locais Padre Edson, Padre Denison e Padre Valter, ainda contará com uma banda que abrilhantará ainda mais o evento.
Sábado, 03 Maio 2025 11:12 - em Bambuí
Festa do Trabalhador

Noite Gospel com a cantora carioca Marine Friesen promete lotar a Festa do Trabalhador em Bambuí

A programação começa logo cedo, às 06 da manhã
Sexta, 02 Maio 2025 12:04 - em Bambuí
Festa do Trabalhador

A dupla Emílio e Eduardo se apresenta no terceiro dia da Festa do Trabalhador em Bambuí

Trajeto da Maquinata também já foi divulgado
Quinta, 01 Maio 2025 11:37 - em Bambuí
Festa do trabalhador

Irmão do embaixador Gustavo Lima faz show amanhã na Festa do Trabalhador de Bambuí

Trajeto da cavalgada também já foi divulgado.
Quarta, 30 Abril 2025 12:18 - em Bambuí
Festa do Trabalhador

Prefeitura de Bambuí realiza nesta semana Festa do Trabalhador com a banda Biquíni Cavadão e diversas atrações

A programação começa amanhã, dia 30/04, com shows das bandas Vinith, Máscara e Biquíni, e termina no domingo, com a famosa “Missa do Impossível”, celebrada pelo Padre Pierre conjuntamente com os párocos locais.
Terça, 29 Abril 2025 13:12 - em Bambuí
100 dias de Governo

Prefeito de Bambuí presta conta de 100 dias de mandato

Além da prestação contas do que foi feito foram apresentados vários programas para o curto e médio prazo, como por exemplo o PMPC, Programa Municipal de Manejo Populacional de Cães, o Pronto Noite, que reforça o atendimento no hospital, o Programa Praça Viva, que levará programações diversificadas para a Praça Coronel Tôrres e o Programa Avança Bambuí que incentiva o desenvolvimento econômico na cidade.
Segunda, 14 Abril 2025 16:40 - em Bambuí
Pix

Entenda como funcionará Pix por aproximação

Pix por aproximação
Sexta, 28 Fevereiro 2025 13:31 - em Brasil
Mudança no trãnsito

Em Bambuí: Prefeitura modifica o trânsito nas ruas do Comércio e Alzira Torres

A partir de segunda-feira(23), a rua Do Comércio será mão única sentido Centro - bairro Lava Pés até a LMG 827, e a Rua Alzira Torres mão única sentido LMG 827 / bairro Lava Pés - Centro
Quinta, 19 Dezembro 2024 22:00 - em Bambuí
Novo governo

Em Bambuí: Definido o secretariado do próximo prefeito Firmino Júnior

Conheça os novos secretários a partir de 2025.
Segunda, 02 Dezembro 2024 07:11 - em Bambuí
Regularização

Regularização dos túmulos

A Prefeitura de Bambuí está regularizando a concessão dos jazigos do Cemitério Municipal e é gratuito. está sendo feito um cadastro das famílias que usam os jazigos e é feito no Salão Nobre da Prefeitura
Segunda, 21 Outubro 2024 07:54 - em Bambuí
Regularização

Prefeitura vai regularizar os jazigos do Cemitério Municipal

Para regularizar a propriedade, dirija-se ao prédio da Prefeitura Municipal, na Praça Mozart Torres, 68, Centro, a partir do dia 02 de outubro com a documentação.
Quinta, 10 Outubro 2024 09:19 - em Bambuí
Eleição

Em Bambuí: Firmino Júnior e Machado são eleitos Prefeito e vice

Firmino e Machado eleitos em Bambuí
Domingo, 06 Outubro 2024 23:58 - em Bambuí
Eleição 2024

Em Medeiros: Miranda e Batista são eleitos Prefeito e vice

Miranda e Batista eleitos em Medeiros
Domingo, 06 Outubro 2024 23:45 - em Regional
Eleição 2024

Em Tapiraí: Vanderlei e Edilson são eleitos Prefeito e vice

Vanderlei e Edilson eleitos em Tapiraí
Domingo, 06 Outubro 2024 23:25 - em Regional
Eleição 2024

Em Bambuí: Confira os 11 vereadores eleitos

Vereadores eleitos em Bambuí
Domingo, 06 Outubro 2024 22:43 - em Bambuí
Saúde

Ação de saúde na Feira Livre neste sábado

A ação de prevenção à saúde será de 8 às 11h com os profissionais da Saúde.
Quarta, 25 Setembro 2024 16:55 - em Bambuí