Dilma vai hoje à UFMG dar aula sobre 'impeachment como golpe de estado'

A petista participa da aula de abertura da disciplina optativa de um curso de graduação de Direito




Escrito por

Terça, 07 Agosto 2018 17:38

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) dará uma aula inaugural na noite desta terça-feira (7) na Faculdade de Educação da UFMG sobre o processo de impeachment que sofreu em 2016. A presença foi confirmda pela assessoria da petista.

Anunciada como o "curso sobre o golpe", a disciplina integra o curso de graduação sobre Ciências de Estado, da Faculdade de Direito. A matéria terá aulas às terças e quintas durante quatro meses e é oferecida tanto aos alunos da universidade como ao público externo.

A participação de Dilma, que é candidata ao Senado este ano, está confirmada somente para essa terça-feira, dia em que será feita uma espécie de apresentação de curso.

Curso vai virar livro

De acordo com o coordenador do curso, o professor de filosofia do Direito Thomas Bustamante, serão 32 conferências com 30 professores e estão previstos debates em todos os dias. Além de divulgar pelas redes sociais a aula de abertura, convidando os interessados em ouvir Dilma, o professor disse que vai gravar todas as palestras e escrever um livro sobre elas.

“Nossa ideia é esclarecer as pessoas, porque do fundo coração, morro de medo que aconteça de novo. A reincidência desse processo pode até se tornar um fenômeno mundial”, avalia o professor. Segundo Thomas Bustamante, “quase todos os impeachments” na América Latina tiveram uma base frágil.

“Até no do Collor (ex-presidente, atual senador Fernando Collor), a base jurídica não era muito robusta. Isso traz grande preocupação. O risco que um impeachment mal fundamentado traz à democracia foi o que nos motivou a coordenar esse curso ”, afirmou.

Bustamante diz não ser filiado a nenhum partido político e que ainda não decidiu em quem votar. O professor afirma que sua posição é mais de centro esquerda, mas garante que o curso não terá uma visão monolítica “Teremos vários debates e todos podem perguntar”.

O professor afirmou que também tomará cuidado de avisar que o evento não pode se tornar uma discussão eleitoral, já que a faculdade não pode ter manifestações políticas neste período. "Tudo será feito com muito cuidado."

De acordo com o professor da UFMG, a disciplina “O impeachment de Dilma Roussef como Golpe de Estado” surgiu de um debate com colegas que contestavam a tese de que o afastamento da petista foi golpe. Questionando se esses professores dariam aula, Bustamante disse que não.

Segundo o professor, o curso será baseado em teorias do Direito e de outras disciplinas como teoria política e filosofia. Também não vai se fixar no processo de impeachment. Serão analisados impactos sociais, econômicos e políticos da mudança de governo.

De acordo com o professor, o relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB), que será tema da palestra de Bustamante, e outros documentos do processo serão analisados.

Críticas

O professor recebeu várias críticas no Facebook depois de anunciar a disciplina, mas considerou que elas foram “rasteiras”, ou sem argumentos sólidos. Ele afirmou que a UFMG apoiou a iniciativa por ser adepta da pluralidade.

“Não é curso para esperar multidão, porque termina em novembro, tem trabalho de conclusão, então não vai ser massificado. Mas ele vai ser dado de portas abertas para quem quiser aparecer e assistir”.

Segundo o professor, as matrículas ainda estão abertas. São 130 vagas e a matéria é optativa. Para quem é de fora da UFMG, será cobrado um valor fixo entre R$ 100 e R$ 200.

FONTE: Juliana Cipriani / em.com.br


COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.



MAIS DO BAMBUINEWS

Festa do Trabalhador

Último dia da Festa do Trabalhador em Bambuí terá a "Missa do Impossível" celebrada pelo Padre Pierre juntamente com párocos locais

A missa que será celebrada às 10 h da manhã pelo Padre Pierre e pelos párocos locais Padre Edson, Padre Denison e Padre Valter, ainda contará com uma banda que abrilhantará ainda mais o evento.
Sábado, 03 Maio 2025 11:12 - em Bambuí
Festa do Trabalhador

Noite Gospel com a cantora carioca Marine Friesen promete lotar a Festa do Trabalhador em Bambuí

A programação começa logo cedo, às 06 da manhã
Sexta, 02 Maio 2025 12:04 - em Bambuí
Festa do Trabalhador

A dupla Emílio e Eduardo se apresenta no terceiro dia da Festa do Trabalhador em Bambuí

Trajeto da Maquinata também já foi divulgado
Quinta, 01 Maio 2025 11:37 - em Bambuí
Festa do trabalhador

Irmão do embaixador Gustavo Lima faz show amanhã na Festa do Trabalhador de Bambuí

Trajeto da cavalgada também já foi divulgado.
Quarta, 30 Abril 2025 12:18 - em Bambuí
Festa do Trabalhador

Prefeitura de Bambuí realiza nesta semana Festa do Trabalhador com a banda Biquíni Cavadão e diversas atrações

A programação começa amanhã, dia 30/04, com shows das bandas Vinith, Máscara e Biquíni, e termina no domingo, com a famosa “Missa do Impossível”, celebrada pelo Padre Pierre conjuntamente com os párocos locais.
Terça, 29 Abril 2025 13:12 - em Bambuí
100 dias de Governo

Prefeito de Bambuí presta conta de 100 dias de mandato

Além da prestação contas do que foi feito foram apresentados vários programas para o curto e médio prazo, como por exemplo o PMPC, Programa Municipal de Manejo Populacional de Cães, o Pronto Noite, que reforça o atendimento no hospital, o Programa Praça Viva, que levará programações diversificadas para a Praça Coronel Tôrres e o Programa Avança Bambuí que incentiva o desenvolvimento econômico na cidade.
Segunda, 14 Abril 2025 16:40 - em Bambuí
Pix

Entenda como funcionará Pix por aproximação

Pix por aproximação
Sexta, 28 Fevereiro 2025 13:31 - em Brasil
Mudança no trãnsito

Em Bambuí: Prefeitura modifica o trânsito nas ruas do Comércio e Alzira Torres

A partir de segunda-feira(23), a rua Do Comércio será mão única sentido Centro - bairro Lava Pés até a LMG 827, e a Rua Alzira Torres mão única sentido LMG 827 / bairro Lava Pés - Centro
Quinta, 19 Dezembro 2024 22:00 - em Bambuí
Novo governo

Em Bambuí: Definido o secretariado do próximo prefeito Firmino Júnior

Conheça os novos secretários a partir de 2025.
Segunda, 02 Dezembro 2024 07:11 - em Bambuí
Regularização

Regularização dos túmulos

A Prefeitura de Bambuí está regularizando a concessão dos jazigos do Cemitério Municipal e é gratuito. está sendo feito um cadastro das famílias que usam os jazigos e é feito no Salão Nobre da Prefeitura
Segunda, 21 Outubro 2024 07:54 - em Bambuí
Regularização

Prefeitura vai regularizar os jazigos do Cemitério Municipal

Para regularizar a propriedade, dirija-se ao prédio da Prefeitura Municipal, na Praça Mozart Torres, 68, Centro, a partir do dia 02 de outubro com a documentação.
Quinta, 10 Outubro 2024 09:19 - em Bambuí
Eleição

Em Bambuí: Firmino Júnior e Machado são eleitos Prefeito e vice

Firmino e Machado eleitos em Bambuí
Domingo, 06 Outubro 2024 23:58 - em Bambuí
Eleição 2024

Em Medeiros: Miranda e Batista são eleitos Prefeito e vice

Miranda e Batista eleitos em Medeiros
Domingo, 06 Outubro 2024 23:45 - em Regional
Eleição 2024

Em Tapiraí: Vanderlei e Edilson são eleitos Prefeito e vice

Vanderlei e Edilson eleitos em Tapiraí
Domingo, 06 Outubro 2024 23:25 - em Regional
Eleição 2024

Em Bambuí: Confira os 11 vereadores eleitos

Vereadores eleitos em Bambuí
Domingo, 06 Outubro 2024 22:43 - em Bambuí
Saúde

Ação de saúde na Feira Livre neste sábado

A ação de prevenção à saúde será de 8 às 11h com os profissionais da Saúde.
Quarta, 25 Setembro 2024 16:55 - em Bambuí