Zema condiciona retomada ao Regime de Recuperação Fiscal; Cemig deve ser privatizada em 2020

A privatização da Cemig, no entanto, deve ficar para o ano que vem, mas segundo o governador, a privatização de suas subsidiárias, como a Light, deve acontecer antes.




Escrito por

Segunda, 17 Junho 2019 11:22

Em entrevista ao Hoje em Dia, nesta segunda-feira (17), o governador de Minas, Romeu Zema, falou sobre a situação econômica do Estado e disse que é necessária a aprovação da Reforma da Previdência para "terminar de arrumar a casa". 

"Imagina uma casa onde o pai de família está desempregado e a casa está uma verdadeira anarquia, imunda e suja. Nós chegamos e fizemos uma faxina, organizarmos a casa, mas ainda não tem renda. As grandes reformas que o Estado precisa passam pela Reforma da Previdência e pela adesão de Minas ao Regime de Recuperação Fiscal", disse.

Ele também defende que o texto final da Reforma da Previdência considere a inclusão dos Estados e municípios. "Há uma semana estive em Brasília para tratar disso, e o relator da reforma entende que os Estados e municípios estejam incluídos sim. Mas devido a alguns governadores, principalmente do Nordeste, não estarem apoiando publicamente a reforma, acabou que os deputados federais se sentiram não tão obrigados a isso. Mas ainda temos um longo caminho pela frente, não adianta fazermos uma reforma meia-boca, considerando só a União, sem os Estados e municípios", comentou.

Além disso, para o governador, é necessário que Minas faça o que for necessário para aderir ao Regime de Recuperação Fiscal, incluindo privatizar as estatais, como a Cemig e a Copasa.

"A Cemig foi saqueada no último governo e o Estado não tem recursos pra colocar lá dentro. Se nós vendermos a Cemig para qualquer instituição que tenha uns R$ 20 bilhões ou R$ 30 bilhões para fazer os investimentos necessários que ela precisa, vai ser muito melhor", aponta.

A privatização da Cemig, no entanto, deve ficar para o ano que vem, mas segundo o governador, a privatização de suas subsidiárias, como a Light, deve acontecer antes.

O governador também falou sobre o relacionamento do Estado com o governo Bolsonaro, e disse que tem sido "o melhor possível". "O plano econômico do governo federal é o nosso plano econômico também, e coincide totalmente com o que nós queremos fazer na economia, que é simplificar a vida de quem gera empregos", conclui.

Sem previsão de reajuste

Sobre os salários dos servidores estaduais, que continuam sendo parcelados e sem previsão de reajuste, Zema explica que não se trata de um congelamento de salários, mas sim, de um limite de correção à inflação.

"O funcionalismo está maduro e sabe que se não perder um pouco agora, ele pode perder mais lá na frente. O que nós estamos pedindo é um sacrifício temporário. Nós não podemos gastar 80% da receita corrente líquida com isso, sendo que o limite é 60% e, passando disso, a lei determina que haja corte. Estou ciente de que algumas medidas tomadas não vão agradar uma parcela do funcionalismo. Mas o que nós estamos pedindo é um sacrifício temporário", disse.

Dengue

Ao tratar sobre a dengue em Minas, Zema credita a epidemia, que já matou 74 pessoas no Estado somente este ano, à gestão passada. "É uma epidemia de dengue que afeta todo o Brasil e em Minas, o que deveria ter sido feito no ano passado e não foi feito, foi ter medidas de conscientização para alertar a população sobre água parada, visita às residências, o tradicional fumacê nas regiões mais afetadas. Devido a uma falta de recursos e má gestão, nada efetivo foi feito, e portanto, nós tivemos essa epidemia de dengue que tem sobrecarregado o sistema de saúde no Estado", conclui.


hojeemdia.com.br

FONTE: hojeemdia.com.br


COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.



MAIS DO BAMBUINEWS

Festa do Trabalhador

Último dia da Festa do Trabalhador em Bambuí terá a "Missa do Impossível" celebrada pelo Padre Pierre juntamente com párocos locais

A missa que será celebrada às 10 h da manhã pelo Padre Pierre e pelos párocos locais Padre Edson, Padre Denison e Padre Valter, ainda contará com uma banda que abrilhantará ainda mais o evento.
Sábado, 03 Maio 2025 11:12 - em Bambuí
Festa do Trabalhador

Noite Gospel com a cantora carioca Marine Friesen promete lotar a Festa do Trabalhador em Bambuí

A programação começa logo cedo, às 06 da manhã
Sexta, 02 Maio 2025 12:04 - em Bambuí
Festa do Trabalhador

A dupla Emílio e Eduardo se apresenta no terceiro dia da Festa do Trabalhador em Bambuí

Trajeto da Maquinata também já foi divulgado
Quinta, 01 Maio 2025 11:37 - em Bambuí
Festa do trabalhador

Irmão do embaixador Gustavo Lima faz show amanhã na Festa do Trabalhador de Bambuí

Trajeto da cavalgada também já foi divulgado.
Quarta, 30 Abril 2025 12:18 - em Bambuí
Festa do Trabalhador

Prefeitura de Bambuí realiza nesta semana Festa do Trabalhador com a banda Biquíni Cavadão e diversas atrações

A programação começa amanhã, dia 30/04, com shows das bandas Vinith, Máscara e Biquíni, e termina no domingo, com a famosa “Missa do Impossível”, celebrada pelo Padre Pierre conjuntamente com os párocos locais.
Terça, 29 Abril 2025 13:12 - em Bambuí
100 dias de Governo

Prefeito de Bambuí presta conta de 100 dias de mandato

Além da prestação contas do que foi feito foram apresentados vários programas para o curto e médio prazo, como por exemplo o PMPC, Programa Municipal de Manejo Populacional de Cães, o Pronto Noite, que reforça o atendimento no hospital, o Programa Praça Viva, que levará programações diversificadas para a Praça Coronel Tôrres e o Programa Avança Bambuí que incentiva o desenvolvimento econômico na cidade.
Segunda, 14 Abril 2025 16:40 - em Bambuí
Pix

Entenda como funcionará Pix por aproximação

Pix por aproximação
Sexta, 28 Fevereiro 2025 13:31 - em Brasil
Mudança no trãnsito

Em Bambuí: Prefeitura modifica o trânsito nas ruas do Comércio e Alzira Torres

A partir de segunda-feira(23), a rua Do Comércio será mão única sentido Centro - bairro Lava Pés até a LMG 827, e a Rua Alzira Torres mão única sentido LMG 827 / bairro Lava Pés - Centro
Quinta, 19 Dezembro 2024 22:00 - em Bambuí
Novo governo

Em Bambuí: Definido o secretariado do próximo prefeito Firmino Júnior

Conheça os novos secretários a partir de 2025.
Segunda, 02 Dezembro 2024 07:11 - em Bambuí
Regularização

Regularização dos túmulos

A Prefeitura de Bambuí está regularizando a concessão dos jazigos do Cemitério Municipal e é gratuito. está sendo feito um cadastro das famílias que usam os jazigos e é feito no Salão Nobre da Prefeitura
Segunda, 21 Outubro 2024 07:54 - em Bambuí
Regularização

Prefeitura vai regularizar os jazigos do Cemitério Municipal

Para regularizar a propriedade, dirija-se ao prédio da Prefeitura Municipal, na Praça Mozart Torres, 68, Centro, a partir do dia 02 de outubro com a documentação.
Quinta, 10 Outubro 2024 09:19 - em Bambuí
Eleição

Em Bambuí: Firmino Júnior e Machado são eleitos Prefeito e vice

Firmino e Machado eleitos em Bambuí
Domingo, 06 Outubro 2024 23:58 - em Bambuí
Eleição 2024

Em Medeiros: Miranda e Batista são eleitos Prefeito e vice

Miranda e Batista eleitos em Medeiros
Domingo, 06 Outubro 2024 23:45 - em Regional
Eleição 2024

Em Tapiraí: Vanderlei e Edilson são eleitos Prefeito e vice

Vanderlei e Edilson eleitos em Tapiraí
Domingo, 06 Outubro 2024 23:25 - em Regional
Eleição 2024

Em Bambuí: Confira os 11 vereadores eleitos

Vereadores eleitos em Bambuí
Domingo, 06 Outubro 2024 22:43 - em Bambuí
Saúde

Ação de saúde na Feira Livre neste sábado

A ação de prevenção à saúde será de 8 às 11h com os profissionais da Saúde.
Quarta, 25 Setembro 2024 16:55 - em Bambuí