Após cinco meses preso, ex-prefeito de Arcos é solto

Claudenir José de Melo (Baiano) foi preso em uma operação de combate a corrupção do MPMG em dezembro de 2018.




Escrito por

Sexta, 12 Abril 2019 13:08 - Última modificação em Sexta, 12 Abril 2019 13:22

Após passar cinco meses preso, o ex-prefeito de Arcos, Claudenir José de Melo, foi solto por volta das 16h desta quinta-feira (11). Claudenir foi preso em uma operação de combate a corrupção, desencadeada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e pela Polícia Militar (PM) em dezembro de 2018.

Procurado pelo G1, o promotor Eduardo Fantinati, responsável pela operação, afirmou que está de férias, mas que foi comunicado da expedição da ordem de soltura do ex-prefeito nesta quarta-feira (10). Contudo, como está de férias, não teve acesso ao documento.

A reportagem também tentou contato com a promotora Juliana Amaral de Mendonça Vieira para falar sobre o caso, mas ela não foi localizada.

O G1 solicitou dados sobre a ordem de soltura expedida pela Justiça ao MPMG e ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O TJMG afirmou que a decisão ainda não foi publicada e que, por isso, está indisponível para consulta. O MPMG afirmou que não tem acesso às informações solicitadas pela reportagem.

A reportagem também não conseguiu contato com o advogado do ex-prefeito para falar sobre a soltura.

O caso

Claudenir foi preso durante as operações “Ônibus Fantasma” e “Rota Alternativa”, que cumpriram dez mandados de prisão preventiva, 26 mandados de busca e apreensão e ordem de afastamento de quatro agentes públicos de seus cargos em dezembro de 2018.

Em fevereiro de 2017, o TJMG decretou, em primeira instância, a indisponibilidade de bens do ex-prefeito de Arcos e outros três ex-servidores públicos da Prefeitura por doações ilegais de 17 lotes situados no Bairro Santa Efigênia III.

Prisões e operações "Ônibus Fantasma" e "Rota Alternativa"

O ex-Prefeito de Arcos, Claudenir José de Melo, e os vereadores João Paulo Cunha (PSD), conhecido como “Marollo” e ex-presidente da Câmara, Wirlei de Castro Alves (PHS) e Pedro César Rodrigues (PSD) foram presos em dezembro durante uma operação de combate à corrupção no município.

Marollo retornou ao cargo no Legislativo após ser solto poucos dias depois de sua prisão. Já Pedro Cezar Rodrigues e Wirley de Castro foram substituídos por duas suplentes, que tomaram posse ainda em dezembro.

As operações “Ônibus Fantasma” e “Rota Alternativa” cumpriram, ao todo, dez mandados de prisão preventiva, 26 mandados de busca e apreensão e ordem de afastamento de quatro agentes públicos de seus cargos.


De acordo com a PM, além do ex-prefeito e dos vereadores, foram alvos empresários e servidores da Prefeitura de Arcos, que ocupavam cargos de direção e chefia entre 2009 e 2012 e agosto de 2014 e 2016.

O MPMG afirmou que também foram apuradas infrações entre 2017 e 2018, como a combinação de preços entre as empresas de transportes para unificar a cobrança por serviços aos consumidores, atuação coordenada de empresas concorrentes em processos licitatórios e cooptação e intimidação de testemunhas.

Segundo a promotoria, as investigações foram iniciadas em 2017 e revelaram o “funcionamento de uma organização criminosa na Prefeitura” dentro do período investigado. Dentre as infrações, foi apurado o funcionamento de um esquema de direcionamento de licitações e superfaturamento de contratos administrativos em vários setores do poder Executivo.

Ainda de acordo com o MPMG, o esquema atuava “inclusive no âmbito dos serviços de transporte de estudantes universitários, transporte de alunos da zona rural, transporte de carnes para os açougues da cidade, serviços de conservação de escolas e creches municipais e limpeza urbana e manutenção de prédios públicos”.

O valor estimado dos valores pagos em propina ultrapassa R$ 1 milhão, segundo o MPMG.

"Ônibus Fantasma"

A operação investiga os processos licitatórios realizados para a contratação de empresas de prestação de serviços de transportes a estudantes universitários e de alunos da zona rural para as escolas municipais.

O nome da operação teve origem no superdimensionamento das planilhas de controle dos serviços de transporte, que indicavam distâncias maiores do que as efetivamente percorridas e trajetos que não eram executados pelas empresas, de acordo com o MPMG.

"Rota Alternativa"

Já a operação “Rota Alternativa” é uma ampliação das investigações para outras áreas do município, onde ficou comprovada a atuação da organização criminosa, com direcionamento de licitações e superfaturamento de contratos, conforme o MPMG.


O nome da operação faz referência ao trajeto do dinheiro pago em favor das empresas. Segundo a promotoria, o repasse era feito através de aditivos ilegais inseridos em contratos administrativos e o dinheiro retornava, na forma de propina, a servidores públicos envolvidos com as fraudes.

FONTE: Por Matheus Garrôcho e Bruna Carriço, G1 Centro-Oeste de Minas e MG 2


COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.



MAIS DO BAMBUINEWS

Festa do Trabalhador

Último dia da Festa do Trabalhador em Bambuí terá a "Missa do Impossível" celebrada pelo Padre Pierre juntamente com párocos locais

A missa que será celebrada às 10 h da manhã pelo Padre Pierre e pelos párocos locais Padre Edson, Padre Denison e Padre Valter, ainda contará com uma banda que abrilhantará ainda mais o evento.
Sábado, 03 Maio 2025 11:12 - em Bambuí
Festa do Trabalhador

Noite Gospel com a cantora carioca Marine Friesen promete lotar a Festa do Trabalhador em Bambuí

A programação começa logo cedo, às 06 da manhã
Sexta, 02 Maio 2025 12:04 - em Bambuí
Festa do Trabalhador

A dupla Emílio e Eduardo se apresenta no terceiro dia da Festa do Trabalhador em Bambuí

Trajeto da Maquinata também já foi divulgado
Quinta, 01 Maio 2025 11:37 - em Bambuí
Festa do trabalhador

Irmão do embaixador Gustavo Lima faz show amanhã na Festa do Trabalhador de Bambuí

Trajeto da cavalgada também já foi divulgado.
Quarta, 30 Abril 2025 12:18 - em Bambuí
Festa do Trabalhador

Prefeitura de Bambuí realiza nesta semana Festa do Trabalhador com a banda Biquíni Cavadão e diversas atrações

A programação começa amanhã, dia 30/04, com shows das bandas Vinith, Máscara e Biquíni, e termina no domingo, com a famosa “Missa do Impossível”, celebrada pelo Padre Pierre conjuntamente com os párocos locais.
Terça, 29 Abril 2025 13:12 - em Bambuí
100 dias de Governo

Prefeito de Bambuí presta conta de 100 dias de mandato

Além da prestação contas do que foi feito foram apresentados vários programas para o curto e médio prazo, como por exemplo o PMPC, Programa Municipal de Manejo Populacional de Cães, o Pronto Noite, que reforça o atendimento no hospital, o Programa Praça Viva, que levará programações diversificadas para a Praça Coronel Tôrres e o Programa Avança Bambuí que incentiva o desenvolvimento econômico na cidade.
Segunda, 14 Abril 2025 16:40 - em Bambuí
Pix

Entenda como funcionará Pix por aproximação

Pix por aproximação
Sexta, 28 Fevereiro 2025 13:31 - em Brasil
Mudança no trãnsito

Em Bambuí: Prefeitura modifica o trânsito nas ruas do Comércio e Alzira Torres

A partir de segunda-feira(23), a rua Do Comércio será mão única sentido Centro - bairro Lava Pés até a LMG 827, e a Rua Alzira Torres mão única sentido LMG 827 / bairro Lava Pés - Centro
Quinta, 19 Dezembro 2024 22:00 - em Bambuí
Novo governo

Em Bambuí: Definido o secretariado do próximo prefeito Firmino Júnior

Conheça os novos secretários a partir de 2025.
Segunda, 02 Dezembro 2024 07:11 - em Bambuí
Regularização

Regularização dos túmulos

A Prefeitura de Bambuí está regularizando a concessão dos jazigos do Cemitério Municipal e é gratuito. está sendo feito um cadastro das famílias que usam os jazigos e é feito no Salão Nobre da Prefeitura
Segunda, 21 Outubro 2024 07:54 - em Bambuí
Regularização

Prefeitura vai regularizar os jazigos do Cemitério Municipal

Para regularizar a propriedade, dirija-se ao prédio da Prefeitura Municipal, na Praça Mozart Torres, 68, Centro, a partir do dia 02 de outubro com a documentação.
Quinta, 10 Outubro 2024 09:19 - em Bambuí
Eleição

Em Bambuí: Firmino Júnior e Machado são eleitos Prefeito e vice

Firmino e Machado eleitos em Bambuí
Domingo, 06 Outubro 2024 23:58 - em Bambuí
Eleição 2024

Em Medeiros: Miranda e Batista são eleitos Prefeito e vice

Miranda e Batista eleitos em Medeiros
Domingo, 06 Outubro 2024 23:45 - em Regional
Eleição 2024

Em Tapiraí: Vanderlei e Edilson são eleitos Prefeito e vice

Vanderlei e Edilson eleitos em Tapiraí
Domingo, 06 Outubro 2024 23:25 - em Regional
Eleição 2024

Em Bambuí: Confira os 11 vereadores eleitos

Vereadores eleitos em Bambuí
Domingo, 06 Outubro 2024 22:43 - em Bambuí
Saúde

Ação de saúde na Feira Livre neste sábado

A ação de prevenção à saúde será de 8 às 11h com os profissionais da Saúde.
Quarta, 25 Setembro 2024 16:55 - em Bambuí