Justiça condena Prefeitura de Vargem Bonita a pagar R$ 10 mil a funcionário público por assédio moral

Segundo o documento, funcionário afirma ter sido moralmente assediado por ter apoiado o candidato adversário nas eleições municipais de 2008. Prefeitura recorreu da decisão.




Escrito por

Quarta, 17 Outubro 2018 22:51 - Última modificação em Quarta, 17 Outubro 2018 22:56

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) condenou o Município de Vargem Bonita a pagar R$ 10 mil em indenização a um funcionário público por assédio moral praticado pelo ex-prefeito Belchior dos Reis Faria. A decisão é do dia 3 de outubro e foi divulgada pelo tribunal nesta terça-feira (16).

Procurado pelo G1, o setor jurídico da Prefeitura afirmou que a ação é movida contra o Município e não contra o ex-prefeito e que já recorreu da decisão.

Segundo o documento do TJMG, o funcionário afirma ter sido moralmente assediado pelo prefeito eleito por ter apoiado o candidato adversário nas eleições municipais de 2008. Além disso, o funcionário foi colocado em disponibilidade de 2009 a 2011 e teve suspenso o pagamento do adicional de insalubridade.

Nos autos, ele afirma que o fato fez com que ele entrasse em depressão e lhe causasse angústia, além de comprometer sua remuneração. Em primeira instância, o município foi condenado a pagar o valor referente ao adicional de insalubridade do mês de maio de 2009, inclusive com reflexos no 13º salário, férias e pagamento de um terço de férias.

O funcionário, que trabalha como operador de máquinas, recorreu da decisão, solicitando, dentre outras demandas, o pagamento de horas extras, adicional de insalubridade no período entre maio de 2007 e dezembro de 2008, indenização por danos morais decorrentes de assédio moral, em maio de 2009, e lucros cessantes relativos aos valores que deixou de ganhar devido ao afastamento das funções.

A defesa do servidor afirmou que ele trabalhava fora da sede do município por pelo menos quatro vezes na semana, em jornada superior à prevista em lei para o cargo que ocupava, e que, mesmo ocupando um cargo de confiança, entre 2005 e 2008, como encarregado do setor de urbanismo da cidade, ele não deixou de desempenhar tarefas como operador de máquinas.

Já o Município de Vargem Bonita pediu a restituição dos valores recebidos pelo funcionário como adicional de insalubridade no período em que ele ocupou cargo de confiança na Prefeitura.

Decisão
Na decisão, o desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga entendeu que o profissional não tinha direito a horas extras no período em que exerceu função de confiança pois existe uma lei municipal que afirma que o cargo não prevê controle de jornada. Quanto ao tempo em que o servidor atuou apenas como operador de máquinas, o desembargador considerou que o servidor não provou ter trabalhado além do determinado.

Braga ainda afirma que o adicional de insalubridade era devido apenas durante o período em que ele exerceu o cargo de operador de equipamentos, em maio de 2009, após seu retorno ao cargo efetivo, mas teve o valor suprimido pelo município pois estava de férias. O pedido de lucros cessantes também foi rejeitado. Contudo, o desembargador reconheceu que houve assédio por parte do então prefeito.

“A conduta do prefeito municipal, consistente em isolar o servidor das suas funções, deixando-o ocioso, sem atribuições perante todos seus colegas, ofendeu, inquestionavelmente, a sua dignidade e a sua integridade psíquica, incutindo-lhe o sentimento de inutilidade e o expôs à humilhação perante os demais servidores municipais. É importante ressaltar, ainda, que o fato se tornou público no município, associando o servidor a questões políticas”, analisou.

A decisão afirma ainda que o adicional de insalubridade pago ao servidor enquanto exercia cargo de confiança foi recebido de boa-fé e não deveria ser devolvido.

FONTE: Por Matheus Garrôcho, G1 Centro Oeste de Minas


COMENTÁRIOS


Importante! Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.
Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.



MAIS DO BAMBUINEWS

Festa do Trabalhador

Último dia da Festa do Trabalhador em Bambuí terá a "Missa do Impossível" celebrada pelo Padre Pierre juntamente com párocos locais

A missa que será celebrada às 10 h da manhã pelo Padre Pierre e pelos párocos locais Padre Edson, Padre Denison e Padre Valter, ainda contará com uma banda que abrilhantará ainda mais o evento.
Sábado, 03 Maio 2025 11:12 - em Bambuí
Festa do Trabalhador

Noite Gospel com a cantora carioca Marine Friesen promete lotar a Festa do Trabalhador em Bambuí

A programação começa logo cedo, às 06 da manhã
Sexta, 02 Maio 2025 12:04 - em Bambuí
Festa do Trabalhador

A dupla Emílio e Eduardo se apresenta no terceiro dia da Festa do Trabalhador em Bambuí

Trajeto da Maquinata também já foi divulgado
Quinta, 01 Maio 2025 11:37 - em Bambuí
Festa do trabalhador

Irmão do embaixador Gustavo Lima faz show amanhã na Festa do Trabalhador de Bambuí

Trajeto da cavalgada também já foi divulgado.
Quarta, 30 Abril 2025 12:18 - em Bambuí
Festa do Trabalhador

Prefeitura de Bambuí realiza nesta semana Festa do Trabalhador com a banda Biquíni Cavadão e diversas atrações

A programação começa amanhã, dia 30/04, com shows das bandas Vinith, Máscara e Biquíni, e termina no domingo, com a famosa “Missa do Impossível”, celebrada pelo Padre Pierre conjuntamente com os párocos locais.
Terça, 29 Abril 2025 13:12 - em Bambuí
100 dias de Governo

Prefeito de Bambuí presta conta de 100 dias de mandato

Além da prestação contas do que foi feito foram apresentados vários programas para o curto e médio prazo, como por exemplo o PMPC, Programa Municipal de Manejo Populacional de Cães, o Pronto Noite, que reforça o atendimento no hospital, o Programa Praça Viva, que levará programações diversificadas para a Praça Coronel Tôrres e o Programa Avança Bambuí que incentiva o desenvolvimento econômico na cidade.
Segunda, 14 Abril 2025 16:40 - em Bambuí
Pix

Entenda como funcionará Pix por aproximação

Pix por aproximação
Sexta, 28 Fevereiro 2025 13:31 - em Brasil
Mudança no trãnsito

Em Bambuí: Prefeitura modifica o trânsito nas ruas do Comércio e Alzira Torres

A partir de segunda-feira(23), a rua Do Comércio será mão única sentido Centro - bairro Lava Pés até a LMG 827, e a Rua Alzira Torres mão única sentido LMG 827 / bairro Lava Pés - Centro
Quinta, 19 Dezembro 2024 22:00 - em Bambuí
Novo governo

Em Bambuí: Definido o secretariado do próximo prefeito Firmino Júnior

Conheça os novos secretários a partir de 2025.
Segunda, 02 Dezembro 2024 07:11 - em Bambuí
Regularização

Regularização dos túmulos

A Prefeitura de Bambuí está regularizando a concessão dos jazigos do Cemitério Municipal e é gratuito. está sendo feito um cadastro das famílias que usam os jazigos e é feito no Salão Nobre da Prefeitura
Segunda, 21 Outubro 2024 07:54 - em Bambuí
Regularização

Prefeitura vai regularizar os jazigos do Cemitério Municipal

Para regularizar a propriedade, dirija-se ao prédio da Prefeitura Municipal, na Praça Mozart Torres, 68, Centro, a partir do dia 02 de outubro com a documentação.
Quinta, 10 Outubro 2024 09:19 - em Bambuí
Eleição

Em Bambuí: Firmino Júnior e Machado são eleitos Prefeito e vice

Firmino e Machado eleitos em Bambuí
Domingo, 06 Outubro 2024 23:58 - em Bambuí
Eleição 2024

Em Medeiros: Miranda e Batista são eleitos Prefeito e vice

Miranda e Batista eleitos em Medeiros
Domingo, 06 Outubro 2024 23:45 - em Regional
Eleição 2024

Em Tapiraí: Vanderlei e Edilson são eleitos Prefeito e vice

Vanderlei e Edilson eleitos em Tapiraí
Domingo, 06 Outubro 2024 23:25 - em Regional
Eleição 2024

Em Bambuí: Confira os 11 vereadores eleitos

Vereadores eleitos em Bambuí
Domingo, 06 Outubro 2024 22:43 - em Bambuí
Saúde

Ação de saúde na Feira Livre neste sábado

A ação de prevenção à saúde será de 8 às 11h com os profissionais da Saúde.
Quarta, 25 Setembro 2024 16:55 - em Bambuí